Livro: Quando éramos mentirosos

Quando éramos mentirosos Título original:  We Were Liars  Autor:  Emily Lockhart Editora:  ASA ISBN:  978-989-23-2736-5 Goodreads:   We Were...


Quando éramos mentirosos

Título original: We Were Liars 
Autor: Emily Lockhart

Editora: ASA
ISBN: 978-989-23-2736-5

Goodreads: We Were Liars

Sinopse: 
A família Sinclair parece perfeita. Ninguém falha, levanta a voz ou cai no ridículo. Os Sinclair são atléticos, atraentes e felizes. A sua fortuna é antiga. Os seus verões são passados numa ilha privada, onde se reúnem todos os anos sem excepção. É sob o encantamento da ilha que Cadence, a mais jovem herdeira da fortuna familiar, comete um erro: apaixona-se desesperadamente. Cadence é brilhante, mas secretamente frágil e atormentada. Gat é determinado, mas abertamente impetuoso e inconveniente. A relação de ambos põe em causa as rígidas normas do clã. E isso simplesmente não pode acontecer. Os Sinclair parecem ter tudo. E têm, de facto. Têm segredos. Escondem tragédias. Vivem mentiras. E a maior de todas as mentiras é tão intolerável que não pode ser revelada. Nem mesmo a si.

Como já repararam hoje vou falar sobre um livro. Este livro é intrigante e ao mesmo tempo genial. É um livro que nos faz pensar até ao final e admito que já o li mais que uma vez para apanhar coisas que não apanhei na primeira leitura. Como estudante de literatura ando sempre em busca de um significado nos acontecimentos, nas personagens, nos objectos e até nos diálogos.

Agora estão a pensar "Então ela não vai falar sobre a história do livro?" Então, é sobre uma família que tem uma ilha privada e esconde muitos segredos, vivem mentiras. A história é contada do ponto de vista de Cadence e é só isto que vos posso dizer! Posso dizer que é um livro trágico, inquietante e misterioso. A curiosidade reina no leitor do início ao fim e o final...

Tal como diz a capa, se lerem o livro e se alguém perguntar como acaba... mintam. O final para mim não foi inesperado (tal como disse ando sempre em busca de pistas) mas ainda assim é comovente.

Este livro é descrito como um romance (e contém romance), mas para mim é mais um drama. Gosto mais da versão em inglês, só porque na minha opinião muitas passagens não foram bem traduzidas e fizeram com que algumas situações fossem mal compreendidas, mas pode ser que já tenham corrigido nas edições seguintes (eu tenho a primeira edição porque andava overly excited que o livro chegasse a Portugal). O livro contém um mapa da ilha e uma árvore genealógico da família Sinclair.

Se querem uma leitura rápida mas ainda assim querem ler um bom livro, escolham este (parece que estou a fazer publicidade, mas juro que não). Para quem tem conta no Goodreads, este é o melhor livro de 2014 na categoria young adult fiction.

A vida parece bela, nesse dia. Nós, os quatro Mentirosos, sempre fomos. Sempre seremos. Aconteça o que acontecer (...). A ilha é nossa. Aqui, de alguma forma, somos jovens para sempre.

Beijinhos e até à próxima!

Publicações relacionadas

0 comentários

Beatriz Leal

Beatriz Leal
instagram

Márcia Bolrinha

Flickr Images

f