Livros
O meu preconceito literário
20.5.15Há uns dias dei por mim a pensar que talvez eu seja preconceituosa em relação à literatura. E o pior de pensar isto é que eu enquanto estudante de literatura não o devia de ser, certo?! Eu explico, desde que fui obrigada a ler livros na escola (sim, eu não gostava de ler…) que criei um preconceito por livros no geral, dizia que tudo era uma seca blablá (o do costume), até que realmente li um livro por vontade própria e gostei dele.
Aí a conversa ficou diferente, comecei a dar a oportunidade a alguns livros do mesmo estilo do que eu tinha gostado mas nada muito intensivo, um livro aqui outro ali muito ocasionalmente. Depois de ter entrado para a faculdade ganhei um verdadeiro gosto por ler, e aí achava eu que todos os géneros literários tinham o mesmo valor, ou as mesmas chances de serem bons.
Até que ouvi falar no Crepúsculo e n'As Cinquenta Sombras de Grey e acreditem ou não, comecei a ser preconceituosa acerta destes livros e por conseguinte com as pessoas que os liam.
E só agora me caiu a ficha de que estou a ser parva, e se vocês partilham a opinião que eu tinha pensem comigo: a esperança média de vida em Portugal é aproximadamente de 82 anos (para mulheres), se começarmos a ler (por livre e espontânea vontade) com a mesma idade que eu comecei 16 anos (tarde eu sei..) teremos uns 66 anos para ler livros.
Se fixarmos o número de 1 livro por semana durante esses 66 anos, vamos ler durante a nossa vida cerca de 3 564 livros. Tendo em conta que eu não consigo, por norma, ler um livro por semana, isso significa que vou provavelmente ler menos que os tais 3 564 livros durante a minha vida.
Já viram a quantidade de livros que existe no mundo?! Se lermos três mil livros é muito pouco… Mas o grande problema na verdade nem reside aí, o grande problema é que às vezes perdemos tempo a ler livros que simplesmente não nos interessam ou não gostamos. E outras vezes fazemos como eu até à pouco tempo fazia, tinha preconceito de um livro só porque alguém um dia se lembrou de dizer que não gostava, ou porque é um livro que sofre bullying por parte daqueles que acham que literatura são só livros clássicos ou sei lá um género literário especifico que eles gostem.
E se formos a ver bem, não se trata de ir agora a correr ler os tais livros dos quais era preconceituosa, trata-se de saber diferenciar as coisas. No fundo tudo é literatura tudo pode ter o seu valor, no entanto eu só vou ler se for do meu interesse. Se gostar boa para mim, se não gostar não gostei acaba por aí, porque na verdade esta história de ser preconceituosa é ridícula porque é tudo uma coisa muito pessoal, ou gostas ou não e se não gostares não é por isso que outros não podem gostar, certo? Não é por isso que vamos ter o direito de ofender as pessoas e dizer que elas não sabem o que é literatura...
E o pior no meio disto tudo é que até um professor de literatura que tive na faculdade falava mal, abertamente, dos livros do Paulo Coelho. O que acontece é que eu, nunca tendo lido nada do autor, fiquei mesmo sem querer com preconceito à cerca do autor e dos seus livros, porque um professor que eu considero uma pessoa com conhecimento e uma pessoa culta, me diz que é errado ler Paulo Coelho e que quem lê não sabe o que é literatura. Parei para pensar e o problema afinal vem de trás, da própria academia que nos forma e que indirectamente ou não nos leva a ser seres estúpidos e preconceitos.
Vejam bem que não estou a querer ofender ninguém, eu própria fazia isso, mas parei para pensar, e vi que estava errada. Por isso hoje a minha mensagem para vocês é, deixem de lado o preconceito com os livros de uma determinada autora, ou género ou outra coisa qualquer. Se gostam do livro, do género, vão em frente e leiam-no sem medo de dizer “eu gosto do livro X” porque afinal de contas para ler apenas três mil livros vamos ter de ser selectivos e realmente procurar ler aquilo que nos faz felizes sem medo de sermos julgados pelos outros.
Qual a vossa opinião acerca deste assunto? Deixem aí nos comentários o que pensam.
Besos ♥
Qual a vossa opinião acerca deste assunto? Deixem aí nos comentários o que pensam.
Besos ♥
2 comentários
Concordo tanto com o teu post! Eu lembro-me de estar a fazer uma audição para a Escola de teatro e quando falávamos de alguns autores bastante conhecidos ate mundialmente, grande parte para eles era lixo...segundo eles diziam.
ResponderEliminarMas enfim, era o trabalho deles e há muita gente que alem de preconceituoso, também acha que a sua opinião será sempre a melhor, infelizmente :/
*hugs da Naipes*
http://ladynaipes.blogspot.pt/
Olá Ana!
EliminarSim é bem verdade isso que dizes! Acho que às pessoas precisam de deixar de ser tão egoístas na maneira de pensar e ver que podem estar a magoar as outras pessoas com as suas palavras.
Obrigada pelo comentário, beso (: