Organização para o 2º Semestre

Com a aproximação do segundo semestre sinto-me na obrigação de fazer um post de inspiração/organização , não só para poder ajudar alguém qu...

Com a aproximação do segundo semestre sinto-me na obrigação de fazer um post de inspiração/organização, não só para poder ajudar alguém que seja menos organizado mas para me alegrar e inspirar um pouco mais com a aproximação das aulas. 
Quem me conhece sabe que eu sou muito organizada. Talvez demasiado. Confesso que tenho uma OCD com organização e desde muito cedo que me habituei a listas e agendas.
Óbvio que cada pessoa tem o seu método e ritmo, mas estas são só algumas dicas, que funcionam comigo, para poderem aproveitar o tempo ao máximo e serem produtivos!

Utiliza uma agenda
Aponta tudo o que tens de fazer, o que pretendes fazer, frequências, consultas de médico, tudo! À medida que vais concretizando os objetivos faz um check. Vais ver que resulta e consegues ser muito mais produtivo! Outro ponto positivo na utilização da agenda é a diminuição do stress. Acredita! Vais-te sentir muito mais aliviado por saberes que tens tudo apontado num sítio.

Procura bibliografia
Normalmente, os professores dão um plano com a bibliografia que vão necessitar ao longo do semestre. Se o professor não o fizer, vai ao plano da cadeira no site da faculdade e não percas tempo! Vai ao google e procura o nome do livro para ver se se encontra em pdf. Se o livro for mesmo essencial à cadeira compra, mas compra logo no início! Não te esqueças de verificar se o livro se encontra à venda em sites de segunda mão. Quanto mais cedo colocares a leitura em dia, mais fácil vai ser quando tiveres de estudar para a cadeira ou fazer um trabalho.

Organiza o computador
Sim, estou a falar de pastas! Cria uma pasta específica para cada cadeira, coloca a bibliografia por ordem alfabética e dentro de cada cadeira cria pastas específicas para trabalhos e apontamentos. Asseguro que vais entrar menos em pânico por não teres de procurar nos mil documentos que tens no ambiente de trabalho.

Organiza o teu espaço de trabalho
Se trabalhares num escritório organiza a tua secretaria. Se trabalhares no quarto arruma-o e isto inclui fazer a cama. Com um espaço limpo e organizado é muito mais fácil ganhares inspiração para poderes começar a trabalhar.

Cria uma lista

Faz à mão, ou até mesmo no computador e depois imprime, uma lista com as datas das frequências e entrega de trabalhos e cola na parede onde tens o computador. Dessa maneira, tens sempre uma vista "privilegiada" para as datas e vai ser muito mais difícil passares alguma ao lado!

Diz não à procrastinação
Contra mim falando, diz não à preguiça, aos filmes, séries, facebook, instagram, youtube e afins. Trabalho é trabalho, lazer é lazer!

E vocês são organizados ou nem por isso? Estão preparados para o segundo semestre?

Publicações relacionadas

4 comentários

  1. Também utilizo estes métodos. Para além disso ainda faço a rotina de passar os apontamentos a limpo quando chego a casa, acaba por ser mais fácil quando chega a época das frequências. Segui o blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que não tenho o hábito de passar apontamentos a limpo ahah Para já, por causa da minha OCD, gosto de escrever tudo "limpinho" nas aulas e depois prefiro fazer um género de resumo dos meus apontamentos ^^
      Beijinhos e obrigada por seguires :D *

      Eliminar
  2. A agenda ajuda muito mesmo! Comecei a usar em 2015 e me ajudou bastante. Costumo também organizar pastas no computador, para ficar mais fácil de saber onde está o que; e ainda renomeio todos os arquivos para ficara mais fácil ainda de achar...
    Agora sobre anotar todas as datas em uma folha e pendurar a vista no quarto; eu já tinha visto isso na casa da minha prima, e achei válido; embora nunca tenha feito aqui. Acho que vou pegar essa dica para esse ano... Obrigada
    Blog Riscoculto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A agenda ajuda imenso mesmo!
      Pois é! Eu também faço isso! Gosto de ter todos os documentos com um nome que os identifique :D
      Ainda bem que o post ajudou!
      Beijinhos*

      Eliminar

Beatriz Leal

Beatriz Leal
instagram

Márcia Bolrinha

Flickr Images

f